O pequeno Raspberry Pi foi um dos equipamentos que mais sucesso fez em 2013. Os últimos números apontavam para mais de 2 milhões de equipamentos vendidos…um autêntico caso de sucesso.
No Ppplware são vários os tutoriais que temos disponíveis para o Raspberry Pi e hoje, em parceria com aINMOTION e a pedido de muitos leitores, vamos ensinar como poderão transformar um Raspberry Pi num Access Point Wireless.
O Raspberry Pi tem sido um fenómeno nos últimos tempos que tem atraído a atenção de imensas pessoas. Um computador tão pequeno e com tantas possibilidades. Desde criar o seu próprio despertador até transformar o Pi num tablet, o Raspeberry Pi é um dispositivo fantástico. No seguimento dos nossos tutoriais para este pequeno equipamento, hoje vamos ensinar a transformar o vosso Raspberry Pi num Access Point Wireless.
Como sabemos o Raspberry Pi traz duas interfaces USB onde podemos, por exemplo, ligar uma dongle USB. Com esta interface, podemos facilmente partilhar a rede que chega por cabo, permitindo assim que outros dispositivos se liguem à rede via wireless.
Para transformar o seu PI num Access Point é necessário realizar as seguintes configurações:
- (1) Atribuir um endereço estático ao adaptador Wireless
- (2) Configurar um servidor DHCP
- (3) Instalar e configurar hostapd (Access Point daemon)
- (4) Configurar IP routing entre a interface wireless e Ethernet
(1) Atribuir um endereço estático ao adaptador Wireless
Considerando que pretende definir um endereço estático na interface de rede wired (por cabo) basta editar o ficheiro /etc/network/interfaces usando o comando:
em seguida, considerando que pretendemos atribuir o endereço 192.168.10.1, devemos realizar a seguinte configuração:
(2) Configurar um servidor DHCP
Instalar e configurar um servidor de DHCP no Linux é algo relativamente simples e rápido. Para isso deverá seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Instalar o servidor DHCP
Passo 2 – Configuração do serviço
Após a instalação, vamos proceder a configuração do serviço. O ficheiro encontra-se em /etc/dhcp/dhcpd.conf.
O ficheiro de configuração deve ficar do seguinte modo:
Passo 3 – Reiniciar serviço
Depois de realizadas as configurações, basta reiniciar o serviço de DHCP
(3) Instalar e configurar hostapd (Access Point daemon)
O próximo passo é instalar o hostapd. Este software é daemon Host Access Point, que fornece criptografia WPA2 robusta e autenticação em pontos de acesso wireless baseados em Linux. Para instalar o hostapd devem seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Instalar o hostapd
Passo 2 – Editar o ficheiro de configuração e criar rede wireless
Tal configuração vai criar uma rede com o ssid PiPplware, com a password raspberry. Esta rede irá funcionar no canal 11.
Vamos agora editar o ficheiro /etc/default/hostapd e indicar onde se encontra o ficheiro de configuração. Para isso basta adicionar a seguinte linha:
(4) Configurar IP routing entre a interface wireless e Ethernet
Para configurar encaminhamento para os pacotes que chegam a interface wireless e que têm como destino a interface wired, devem proceder a seguinte configuração:
Editar o ficheiro /etc/sysctl.conf e activar o encaminhamento IP. Para isso basta descomentar seguinte linha:
Para activar de imediato o encaminhamento IP basta que usem o seguinte comando:
Para transformar o PI num router,deve executar os seguintes comandos:
Tal configuração deve ser guardada em /etc/iptables.ipv4.nat
Por fim editamos o ficheiro /etc/network/interfaces e incluímos a linha seguinte que será responsável por carregar as regras do iptables cada vez que o PI reiniciar.
E está feito! Depois de todos os passos configurados com sucesso, devem ver uma rede com o nome PiPplware.Lembrem-se que podem aceder a esta rede através do vosso smartphone, tablet, PC, etc. Não se esqueçam de desligar algum serviço de DHCP que esteja a funcionar na vossa rede.
Sem comentários:
Enviar um comentário