Quando a Raspberry Pi Foundation anunciou que lançaria um computador de apenas 5 dólares, o Raspberry Pi Zero, realmente não pude acreditar. Como eles cobririam os custos de fabricação deste mini PC? Bom, não sou economista, mas de qualquer forma ele foi lançado.
A empresa relatou que está vendendo mais de 250 mil placas Pi por mês, e que ao acrescentar o Pi Zero a sua lista de produtos só fará aumentar a sua popularidade.
O Raspberry Pi Zero é muito pequeno, medindo apenas 65mm x 30mm x 5 mm, mas possuindo infinitas possibilidades, como para programadores que desejam criar divertidos projetos para estudantes aprenderem a programar.
O hardware é realmente incrível para o preço. O Raspberry Pi Zero vem um processador de 1 Ghz, um slot micro SC e micro portas USB para dados e energia, permitindo que usuários se conectem a Internet por meio de um Wifi Dongle.
A pequena placa roda o Raspbian (sistema operacional baseado no Debian GNU/Linux), mas você pode rodar aplicações como o Scratch, Minecraft e Sonic Pi ou até mesmo seus próprios aplicativos, se assim desejar.
Com um pouco de imaginação as possibilidades de se criar algo legal e útil são infinitas com o Raspberry Pi Zero. O mini PC também vem com um soquete mini-HDMI para saída de vídeo 1080p60. Por exemplo, alguém poderia pegar um TV velha ou monitor e com o Raspberry Pi Zero, transformá-lo em um computador totalmente funcional.
Confira todos os recursos do Raspberry Pi Zero na lista abaixo:
- Um chip Broadcom BCM2835
- Processador ARM11 de 1GHz (40% mais rápido do que Raspberry Pi 1)
- 512 MB de memória SDRAM LPDDR2
- Um slot para cartão micro-SD
- Um soquete mini-HDMI para saída de vídeo 1080p60
- Soquetes Micro-USB para dados e energia
- Espaço livre para pinagem genérica (GPIO 40-pin)
- Padrão de pinagem idêntico ao modelo A+/B+/2B
- Espaço livre para Composite Video (conector RCA)
- Mede apenas 65mm x 30mm x 5 mm
Desde o seu lançamento, o Raspberry Pi tornou-se de fato um pequeno computador Linux.
Agora todos nós podemos facilmente ter este computador em nossas mãos e quase de graça (5 dólares).
Fonte:oanalista
Sem comentários:
Enviar um comentário